paulo@idesabrasil.org.br

(62) 99972-7953

Acompanhe nosso trabalho

XX FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2018)

Modalidade de financiamento – Termo de Colaboração

Parceiro – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás

Orçamento total do projeto – R$ 2.976.600,00 (dois milhões, novecentos e setenta e seis mil e seiscentos reais)

A 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi aberta oficialmente no dia 5 de junho, no Cineteatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. Muito além do desenvolvimento de Goiás, o festival tem uma trajetória que envolve sustentabilidade e um importante papel nas políticas para o meio ambiente que hoje existem em Goiás.

Foi feita a criação, encabeçada por André Trigueiro, da Escola Sustentável no Alcides Jubé, que tem o objetivo de ser uma escola modelo, que traz conceitos de sustentabilidade para os estudantes. “As crianças terão disciplinas voltadas para o desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Esporte.

Durante a solenidade de abertura foram exibidos os trailers dos filmes que concorriam na Mostra Competitiva deste ano. Além disso, foi a primeira vez que o Fica contou com uma intérprete de libras durante a cerimônia.

O Fica é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Toda a programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

São duas décadas e a consolidação no calendário do Estado, como um importante evento de divulgação de Goiás em âmbito nacional e internacional. Durante esses 20 anos realizadores de diversas partes do mundo passaram pelos becos da antiga capital ou enviaram seus trabalhos para o Festival. O evento firmou-se como o maior festival de cinema ambiental da América Latina e está entre os cinco maiores do mundo.

FORAM CERCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS, ENTRE CINEASTAS, REALIZADORES, PRODUTORES, ESTUDANTES, JORNALISTAS E O PÚBLICO EM GERAL, QUE ABRAÇOU O FESTIVAL DESDE O INÍCIO.

Como resultado se criou uma cultura de cinema em Goiás, com o surgimento de diversos cursos superiores na área e cineastas de grande talento que foram formados pelo festival. E o setor de

audiovisual passou a representar uma importante atividade econômica, gerando emprego e renda.

Nos últimos três anos, o Fica fortaleceu suas origens ao evidenciar o cinema e os debates sobre meio ambiente em sua programação sem deixar de oferecer música e arte para os participantes.

Outra novidade adotada foi a projeção no formato Digital Cinema Package (DCP), que começou a ser implantada no Fica 2017, garantindo mais qualidade à imagem e ao som dos filmes exibidos durante a Mostra Competitiva.

O Fica retornou ao seu conceito original, com uma robusta programação e grande prestígio na comunidade ambiental e cinematográfica.

O FICA 2018 foi lançado no dia 5 de abril de 2018 e na ocasião lançaram 22 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, que concorreram a R$ 280 mil em prêmios.

Em 2018, o festival trouxe o tema FICA 20 ANOS, A FORÇA DE UM LEGADO, que simbolicamente trata da memória e celebra a trajetória do Festival. A tela de Marcelo Solá, “1999”, foi feita especialmente para ilustrar as duas décadas.

Este ano, a Mostra Competitiva recebeu a INSCRIÇÃO DE 355 FILMES, sendo:

❖ 199 filmes estrangeiros

❖ 156 filmes brasileiros (47 produções goianas)

Foram selecionadas as 22 melhores produções (6 longas-metragens, 1 média-metragem e 14 curtas-metragens), provenientes de 9 países:

 Brasil (10 filmes)

 Argentina (1 filme)

 Irã (1 filme)

 México (1 filme)

 Espanha (2 filmes)

 Portugal (3 filmes)

 Itália (2 filmes)

 França/Suíça (1 filme)

 Uruguai (1 filme)

Da seleção brasileira de filmes ambientais, participaram 5 Estados:

 Goiás (4 filmes)

 Rio de Janeiro (2 filmes)

 Pernambuco (2 filmes)

 Paraná (1 filme)

 Ceará/Rio de Janeiro (1 filme)

O maior festival de cinema ambiental da América Latina também é reconhecido pela qualidade de sua programação musical. Neste ano, o Fica trouxe um super time de músicos que encheram a cidade de Goiás com os mais variados ritmos e estilos. O cardápio musical começou no dia 6 e foi até o dia 9 de junho, com apresentações no Palácio Conde dos Arcos, Mercado Municipal e Praça de Eventos Beira Rio.

O público contou com shows de 12 artistas que apresentaram o melhor da produção musical de Goiás: Bruno Rejan Trio, Kleuber Garcêz, Lícito Caos, Jeferson Leite e Trio Gavião, Luiz Augusto, Gustavo Veiga, Cocada Coral, Fernando Boi e Banda, Almir Pessoa, Emídio Queiroz e Banda Excalibur, The Galo Power e Nila Branco. No dia 9 de junho, a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) recebeu a cantora Ana Carolina para o show de encerramento da programação musical do evento.

Nos dias 6 e 7 de junho, os shows foram realizados no jardim do Palácio Conde dos Arcos e nos dias 8 e 9 de junho, os shows foram realizados no Palco do Mercado Municipal da cidade, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.