paulo@idesabrasil.org.br

(62) 99972-7953

Acompanhe nosso trabalho

XVIII FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2016).

Modalidade de financiamento – Termo de Parceria

Parceiro – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás

Orçamento total do projeto – R$ 2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais)

Na sua 18ª Edição, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental começou mais descontraído, com uma solenidade de abertura mais curta e informal e já com foco no Cinema e no Meio Ambiente.

Foi exibido na cerimônia de abertura o documentário de curta-metragem Rio de Lama, uma produção em realidade virtual sobre a maior tragédia ambiental do Brasil, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. O filme, do diretor e artista multimídia Tadeu Jungle, une o que há de mais moderno no audiovisual com uma discussão profunda sobre o meio ambiente. Isso significa comprometimento com o tema do festival, sendo a confirmação de que o conceito original do Fica foi reforçado não apenas no discurso, mas na prática.

Como o maior festival da América Latina, o Fica está cada vez mais contemporâneo e internacionalizado e a cada dia mais atento à dinâmica linguagem audiovisual e às demandas mais urgentes do meio ambiente. Além disso, o Fica está mais conectado com a comunidade do que nunca, e focado na valorização de Goiás e do Cerrado, a grande fronteira alimentar do mundo.

Nos seis dias de programação, tiveram seis mostras de cinema, debates importantíssimos nos Fóruns Ambiental e de Cinema, formação de qualidade com oficinas e workshops. Uma riquíssima programação musical para embalar as noites com o melhor da música produzida em Goiás e no Brasil. Os artistas goianos levaram samba, MPB, rock e outros tantos ritmos para os jardins do Palácio Conde dos Arcos. Os concertos aconteceram nas belíssimas igrejas da Cidade e, atendendo aos pedidos da comunidade de Goiás, foram contratados dois belos shows nacionais para o Fica.

Daniel Jobim, que emocionou o mundo cantando Garota de Ipanema na abertura da Olimpíada Rio 2016, esteve no Fica com as músicas de seu avô, Tom Jobim, e as suas canções. E no domingo, houve um encontro de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, que comemoram 40 anos de amizade e parceria musical. Toda a programação era gratuita e aberta a todos os públicos.