XVII FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2015).

Modalidade de financiamento – Termo de Parceria

Parceiro – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás

Orçamento total do projeto – R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais)

Com orçamento mais enxuto (50% mais enxuto) e mudanças em seu roteiro, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental aconteceu de 11 à 16 de agosto de 2015, na cidade de Goiás com mostra competitiva de filmes, debates e shows de artistas locais.

Foi mantida a programação relacionada ao cinema e meio ambiente e o corte no orçamento se deu na eliminação dos shows nacionais. Da média de R$ 4,5 milhões dos anos anteriores o orçamento caiu para a metade.

O festival permaneceu com a realização de várias mostras. A mostra competitiva – a espinha dorsal do evento.

Pela primeira vez a mostra competitiva oficial do Fica contou com sete filmes goianos. Ao todo, 21 curtas-metragens foram escolhidos pelo júri oficial e competiram na 17ª edição do festival.

Também fez parte da programação oficial a ABD Cine Goiás, uma mostra competitiva restrita a filmes goianos, mas com tema livre.

O tradicional Cineteatro São Joaquim estava em reforma. Por isso toda a programação oficial de filmes foi exibida no Cinemão instalado no antigo Colégio Sant´Ana, na Praça do Chafariz.

O festival esse ano, trouxe uma programação reforçada nas duas áreas:

  • Cinco mostras de filmes, convidados de renome, Fórum de Cinema, Fórum Ambiental, oficinas, minicursos e exposições;
  • 28 shows de artistas que fazem o melhor da música no Estado, além da abertura com a Orquestra Jovem e encerramento com a Orquestra Filarmônica de Goiás.

Números – A Mostra Competitiva do Fica 2015 foi composta por:

  • 21 produções, sendo 12 nacionais, 9 internacionais e, pela primeira vez, 7 filmes goianos;
  • 5 longas metragem, 3 médias e 13 curtas metragem;
  • Os filmes selecionados representam 6 estados brasileiros e o Distrito Federal: Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo;
  • Entre os países representados estão, além do Brasil, Venezuela, Suíça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia;

O festival recebeu a inscrição de 327 filmes (111 internacionais, 200 nacionais, sendo 55 goianos e 16 coproduções entre Brasil e outros países).