paulo@idesabrasil.org.br

(62) 99972-7953

Acompanhe nosso trabalho

XVIII Canto da Primavera (2017).

Modalidade de financiamento – Termo de Parceria

Parceiro – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás

Orçamento total do projeto – R$ 1.900.000,00 (hum milhão e novecentos mil reais)

O Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis chegou à sua 18ª edição em 2017 e foi realizado novamente em duas fases: de 27 de setembro a 1º de outubro e, na segunda fase, do dia 4 ao dia 8 de outubro. A data foi escolhida para homenagear a cidade de Pirenópolis, que completou 290 anos no dia 7 de outubro.

A edição 2017 do Canto da Primavera contou com 38 shows, sendo 30 atrações regionais e oito nacionais, além de 12 oficinas. O evento levou à cidade goiana nomes de referência para ministrar encontros de capacitação e aperfeiçoamento para a comunidade. Mais de 4 mil de pessoas passaram pela Mostra de Música de Pirenópolis ao longo dos 10 dias de programação, divididos em duas semanas.

A edição comemorou a chegada do evento à sua maioridade e o aniversário de 290 anos de Pirenópolis. Públicos de diferentes idades acompanharam os shows, que neste ano tiveram como principal característica a diversidade de estilos musicais.

Do rock à música erudita, passaram pelos palcos da Mostra de Música de Pirenópolis nomes como Francis Hime e Olívia Hime, que homenagearam o poeta Vinícius de Moraes, o pianista Ricardo Leão, prata da casa que se destaca no cenário nacional de direção musical, e, ainda, Mart’nália. O músico Hamilton de Holanda trouxe ao evento o Baile do Almeidinha, presenteando Pirenópolis em seu aniversário e encerrando com chave de ouro a programação noturna.

Entre as atrações locais, se destacaram a banda Mr Gyn, em um show nostálgico que lotou o Cine Pireneus; Passarinhos do Cerrado, com um trabalho de resgate cultural; e ainda Maria Eugênia. Com a intimidade de quem canta em casa, ela ganhou a simpatia do público.

Nas oficinas, passaram profissionais como Marcelo Mariano, que é referência brasileira no baixo; Marco Lobo, percussionista de renome nacional; e Cuca Teixeira, que tem mais de 30 anos de carreira e compartilhou suas experiências com os alunos. Também foi destaque a oficina de musicalização infantil, ministrada por Júlia Holanda, com a proposta de introduzir a música na vida das crianças de forma lúdica.