XVI FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2014).
Modalidade de financiamento – Termo de Parceria
Parceiro – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás
Orçamento total do projeto – R$ 4.200.000,00 (quatro milhões e duzentos mil reais)
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), edição 2014, recebeu o total de 130 mil pessoas durante os seis dias de evento, segundo estimativas da Polícia Militar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de nenhuma ocorrência grave. O Fica 2014 foi realizado entre os dias 27 de maio e 1 de junho, na Cidade de Goiás.
Com presença expressiva nas mídias digitais (Facebook, Twiter, Instagram e Flickr), em 30 dias cerca de 2 milhões de pessoas interagiram com as postagens do Fica 2014. A hashtag oficial utilizada no evento foi #fica2014.
O festival levou ao público desta edição novidades como a implantação do Centro de Referência do Fica, na Cidade de Goiás, bem como o Fica a Céu Aberto. Além disto, o festival contou com uma extensa programação, com oficinas, minicursos, fóruns, mostras e exibição de filmes. Para os debates e palestras de cunho ambiental o evento trouxe a participação de convidados especiais como Amyr Klink, Beth Dohane, Fernando Gabeira e Zé Geraldo. Já as mesas e palestras voltadas ao cinema contaram com a presença dos cineastas Beto Brant e Erik Rocha e dos atores Nuno Leal Maia, Ingrid Guimarães e Christiane Torloni.
Foram 20 músicos goianos selecionados por edital e curadoria especializada para mostrar ao público uma apresentação musical diversificada. Pato Fu, Gal Costa e Nação Zumbi animaram ao público no palco Beira Rio.
Os filmes goianos tiveram mais espaço no Fica 2014, que dobrou o valor da premiação pela Mostra ABD Cine Goiás. No total, onze filmes foram contemplados, totalizando 215 mil em prêmio.