XIII Canto da Primavera (2012).
Modalidade de financiamento – Termo de Parceria
Parceiro – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás
Orçamento total do projeto – R$ 1.300.000,00 (hum milhão e trezentos mil reais)
A edição de 2012 ocorreu de 24 a 28 de outubro e contou com um recorde de público, atraindo cerca de 50 mil pessoas. Este dado confirma que o Estado de Goiás se consolida fortemente como referência no setor cultural brasileiro, apresentando a música e suas vertentes como plataformas de desenvolvimento cultural, econômico e de integração social.
Com o mesmo orçamento da edição anterior, neste ano o Canto atraiu 10 mil pessoas a mais para o evento.
Parte do sucesso se deve à mobilização do público nas mídias sociais. Somente no Facebook, onde a Secult mantém uma página exclusiva do festival, foram 6.188 curtidas, 4.006 usuários interagindo, contando compartilhamentos e comentários, e uma audiência de mais de 1,5 milhão de pessoas na rede.
Foi aberto edital público para a seleção de todos os artistas goianos que se presentaram no festival. Um total de 25 artistas, das mais diversas vertentes musicais, foram escolhidos por um júri composto por referências do universo da música de Goiás e do Brasil.
Os artistas se apresentaram em quatro palcos localizados estrategicamente na cidade, com o uso especial de um lugar que é parte fundamental da história de Pirenópolis: o Cavalhódromo.
Foram realizadas 16 oficinas e workshops de capacitação, em uma nova parceria com a Universidade Fora do Eixo (UniFDE) e repetindo a parceria de sucesso com o UnConvention – fórum de debates internacional do universo musical.
O objetivo das entidades durante o Canto 2012 foi, por meio do intercâmbio de conhecimentos, fortalecer os artistas independentes e oferecer conteúdos para a formação de grupos de cultura, por meio da Fábrica do som, que produziu músicas inéditas, e das Desconferências, que levou ao evento um novo modelo de painéis de discussão, além das vivências do próprio festival.
Para abrilhantar ainda mais o Canto 2012, foi realizada uma mostra de filmes com a temática musical, reforçando o caráter multicultural da mostra.
Os shows nacionais foram destaque na programação do Canto 2012. Este ano, foram escolhidos grandes nomes que honram a mais nobre tradição da música brasileira, mesclados com a nova safra de nossa música e o intercâmbio com o melhor da música
contemporânea mundial.
Direto de Cuba, o hip hop do Cuban Beat All Stars agitou os visitantes e a nova safra da música pernambucana, o pianista Vitor Araújo, marcou presença. Do mesmo Estado Nordestino, mas vinculado ao manguebeat, o cantor Otto mostrou o melhor do seu repertório. Direto de São Paulo, a maior revelação da música brasileira dos últimos anos: Criolo.
Também da terra da garoa, a grata revelação Marcelo Janeci também se apresentou no evento. A tradição de nossa música popular sempre marcou presença no Canto da Primavera e este ano não seria diferente. O melhor do samba produzido no Brasil veio do Rio de Janeiro para se apresentar em Goiás, a Velha Guarda da Portela. A grande estrela da mostra é de Minas Gerais. Milton Nascimento comemorou os seus 70 anos de idade e os 40 anos de Clube da Esquina em um show mais que especial.
A cidade de Pirenópolis é altamente musical. Em cada canto histórico do local é possível ouvir melodias, harmonias e ritmos que traduzem tudo o que fomos e o que somos. O Canto 2012 teve o desafio de aflorar tudo isso, incentivando o turismo local e proporcionando momentos inesquecíveis em todos que estiveram por lá.