Peixe Piracanjuba

Divulgado pela ONG SOS Rio Piracanjuba

O peixe Piracanjuba (Brycon Orbignyanus), antes abundante, desapareceu das águas do Rio Piracanjuba e de quase toda a Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba, seu habitat natural. O projeto “Piracanjuba Livre – Paranaíba Vivo”, promovido pela empresa Enel Green Power Cachoeira Dourada – companhia geradora de energia – lança as bases para um estudo com o objetivo de trazer o peixe de volta.

O projeto é executado pelo IDESA – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental, cujo coordenador é Ary Soares, Mestre em Geografia, ex-superintendente do Ibama em Goiás e ex-diretor do Parque Nacional da Emas.

Mas quem irá coordenar os estudos sobre o peixe Piracanjuba será a professora e doutora Mônica Rodrigues Ferreira Machado, médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Goiás. Mônica é uma estudiosa e possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás e pós doutorado, em Ciências Veterinárias, realizado na Universidade Federal de Lavras.

Atualmente Mônica Machado é professora da Universidade Federal de Jataí, em Goiás, onde coordena o laboratório de Biotecnologia e fisiologia em peixes (LABFISH), desenvolvendo biotecnologias e pesquisas para reprodução de peixes tropicais. Também nesse laboratório são desenvolvidas pesquisas utilizando o zebrafish (Danio rerio). Esse peixinho é utilizado em estudos envolvendo ecotoxicidade e biomonitoramento, toxicidade de extratos naturais e desenvolvimento de fármacos, fisiopatologia da reprodução e desenvolvimento de biotécnicas aplicadas à reprodução.

Com tudo isso, a professora Mônica Machado e sua equipe de pesquisadoras e pesquisadores do Labfish, têm pela frente o grande desafio de monitorar o comportamento migratório e de manutenção da Piracanjuba, além de identificar no rio, utilizando biomonitoramento com o zebrafish, os pontos adequados para futura soltura, caso seja possível realizar esse processo. O projeto Piracanjuba Livre – Paranaíba Vivo irá criar as bases para devolver ao rio as condições ambientais para o retorno da Piracanjuba, um peixe importante do nosso rio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts