XIV FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (2012).
Modalidade de financiamento – Termo de Parceria
Parceiro – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás
Orçamento total do projeto – R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais)
O tema do FICA 2012 foi Aprender com o passado para preservar o futuro, disseminando a importância da cultura sustentável e da conscientização do meio ambiente para as futuras gerações. O passado contribui com sua rica história, com os ensinamentos tradicionais e raízes culturais. O futuro acontece com a integração entre as diversas culturas existentes em nosso Estado em nosso país, além dos saberes e dos ensinamentos do passado aprimorados com o apoio da tecnologia moderna.
A programação de cinema ofereceu, além das mostras de filmes, minicursos, fóruns e mesas de debate. Foram exibidos 19 filmes na Mostra Competitiva, 6 na Mostra Paralela, 15 na Mostra ABD e 17 na mostra infantil FICA Animado, totalizando 57 produções. Paralelos às exibições, foram realizados 2 minicursos e 3 fóruns de cinema, além de debates após os filmes da Mostra Paralela.
O público se mostrou interessado em sua qualificação profissional e garantiu a participação nas oficinas do FICA. Em 14 delas, foi necessário realizar a inscrição previamente e, destas, participaram 260 pessoas. A parceria da SeCult/GO com o Sebrae/GO rendeu mais de 20 oficinas, que foram oferecidas por parceiros da instituição, com participação livre, dentro da programação do Empório Sebrae-FICA.
O Festival ainda contou com o Laboratório Permanente de Roteiros e Encontro Regional da ABD, 9 exposições – fotografias, esculturas, objetos e obras de Paulo Bertran –, 3 fóruns ambientais, lançamento de livro, 4 debates com cineastas, mesas de discussões temáticas e 6 mesas redondas com temas diversos. A novidade bem sucedida desta edição foi o projeto FICA na Comunidade, projeto sustentável de valorização da cultura local, cujo público-alvo é a população da Cidade de Goiás. Outros destaques da programação ficaram por conta dos projetos FICA Limpo, Teia FICA 2012 e as novidades: Laboratório de Roteiros ABD-GO, oficina para assentados, pontos de leitura e Pedalando pro FICA.